EXPRESSÕES USADAS EM RELATÓRIOS

Confira:
SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS
Você pensaVocê escreve
O aluno não sabeO aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado.
Não tem limitesApresenta dificuldades de auto-regulação, pois…
É nervosoAinda não desenvolveu habilidades para convívio no ambiente escolar, pois…
Tem o costume de roubarApresenta dificuldade de autocontrole, pois…
É agressivoDemonstra agressividade em situações de conflito; usa meios físicos para alcançar o que deseja
É bagunceiro, relaxado, porcoAinda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidado com seus pertences.
Não sabe nadaAprendeu algumas noções, mas necessita desenvolver…
É largado da famíliaAparenta ser desassistido pela família, pois…
É desobedienteCostuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos; Tem dificuldades em cumprir regras.
É apático, distraídoAinda não demonstra interesse em participar das atividades propostas; Muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos.
É mentirosoCostuma utilizar inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas
É fofoqueiroCostuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas.
É chicleteÉ muito afetuoso; demonstra constantemente seu carinho…
É sonso e dissimuladoEm situações de conflito coloca-se como expectador, mesmo quando está clara a sua participação.
É preguiçosoNão realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço. Porém logo parte para as brincadeiras e outras atividades.
É mimadoAparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as suas vontades.
É deprimido, isolado, anti-socialEvita o contato e o diágolo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho; Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social.
É tagarelaCostuma falar mais que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio.
Tem a boca sujaUtiliza-se de palavras pouco cordiais para repelir ou afrontar.
Possui distúrbio de comportamentoApresenta comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais como…
É egoístaAinda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva.
Coloque sempre as intervenções feitas para ações apresentadas:


Professor, escrever não depende de dom, mas de empenho, dedicação, compromisso, seriedade, desejo e crença na possibilidade de ter algo a dizer que vale a pena sobre seu aluno. É importante criticar e sugerir possíveis soluções. Escrever é um procedimento e, como tal, depende de exercitação.

É importante considerar, na construção do relatório individual das crianças os seguintes critérios:
  • A avaliação deve sempre enfatizar os avanços e não os fracassos dos alunos. Registrar o que o aluno conseguiu , em que progrediu, nunca utilizar termos pejorativos;
  • Valorizar e registrar o desenvolvimento sócio-afetivo como: participação, solidariedade, posicionamento diante das rodas de conversa etc;
  • Registrar a participação do aluno nos projetos desenvolvidos na sala; 
  • Deve-se proceder relação com o registro anterior, ou seja, dar uma continuidade ao texto valorizando o que o aluno aprendeu; 
  • Diversificar a redação de um aluno para o outro, buscando ser fiel em suas colocações, produzindo um texto narrativo e não em tópicos.
Confira algumas Dicas/Sugestões para iniciar relatórios:
  • Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno... 
  • Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre... 
  • A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em... 
  • Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...

Sugestões de possíveis abordagens para registro do desenvolvimento cognitivo:
  • O aluno demonstra um ótimo aproveitamento na aquisição da leitura e escrita; 
  • O aluno apresenta bom desenvolvimento no processo de aquisição da leitura e da escrita;
  • O aluno está desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e da escrita; 
  • Encontra-se em desenvolvimento no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
  • Tem um bom desenvolvimento cognitivo, mas apresenta dificuldades na leitura (citar quais dificuldades) contudo, com a realização da recuperação paralela tem apresentado avanços importantes;
  • Lê com fluência qualquer tipo de texto, fazendo relações com a realidade; 
  • Lê e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades; 
  • Lê com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender; 
  • Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos;
  • Produz frases e pequenos textos com criatividade e entendimento;
  • Constrói o conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro operações matemáticas (citar com ou sem autonomia); 
  • O aluno tem especial interesse nas atividades matemáticas;
  • Realiza cálculos simples de adição e subtração;
  • Realiza cálculos com auxilio de material concreto; 
  • É curioso, questiona e busca informações; 
  • Traz para a classe informações de fontes diversas como: radio, tv, jornais e etc; 
  • Compreende as relações existentes entre os elementos do meio ambiente;
  • Compreende a importância da preservação do meio ambiente para o futuro do nosso planeta;
  • Adota hábitos de cuidados com o corpo e com o ambiente;
  • Nas atividades orais demonstra desenvoltura...(ou inibição); 
  • Ocasionalmente troca letras; 
  • Constrói frases criativas e elabora pequenos textos com linguagem e ilustrações significativas;
  • Expressa o que pensa relatando, argumentando, avaliando, relacionando, ordenando, generalizando, concluindo...;
  • Expressa a escrita representando idéias através de rabiscos, pseudoletras e outros símbolos; 
  • Lê com fluência vários tipos de textos interpretando-os;
  • Produz textos escritos com clareza, coerência e coesão;
  • Observa, descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e textos;
  • Apresenta dificuldades ortográficas (citar quais se destacam. Lembre-se que só deve cobrar o que foi trabalhado com a turma); 
  • Identifica e escreve seu nome completo (com ou sem apoio na plaquinha de nome);
  • Ainda não faz relação entre o que fala e escreve;
  • Lê e escreve textos desenvolvendo a compreensão do sistema alfabético, utilizando a escrita de acordo com as concepções e hipóteses que possui no momento (é importante registrar em que hipótese se apresenta a escrita da criança, procurando deixar claro para o leitor como se dá essa hipótese); 
  • Produz textos individuais e coletivamente, utilizando gestos, desenhos, sons movimentos e palavras;
  • Distingue a língua escrita da língua oral;
  • Demonstra compreensão do sistema alfabético;
  • Produz frases com lógica;
  • Produz pequenos textos sem preocupação ainda com as questões ortográficas (ou uso da pontuação, uso do parágrafo, letra maiúscula e minúscula etc);
  • Distingue letras na linguagem oral e escrita;
  • Já sabe que as letras são para escrever, porém ainda não sabe como isso se processa;
Sugestões de possíveis abordagens para registro da participação - convívio social:
  • Participa com interesse e produtividade; 
  • Boa participação nas atividades realizadas em sala; 
  • Participação tímida nas atividades em sala, embora tenha bom relacionamento com os colegas em classe; 
  • Demonstra atitudes críticas diante de acontecimentos conflitantes; 
  • É criativo e comunicativo; 
  • Coopera com colegas e professora; 
  • O aluno demonstra interesse nas atividades propostas (as realiza com autonomia? Necessita da intervenção da professora ou dos colegas?); 
  • Ouve, reproduz e transmite textos oralmente como histórias, recados, noticias entre outros; • Demonstra curiosidade em relação aos assuntos estudados; 
  • É cuidadoso e rápido na execução das atividades desenvolvidas; 
  • Aceita sugestões da professora e dos colegas; 
  • Manifesta suas opiniões com clareza e objetividade;
  • Contribui para a integração e o crescimento do grupo; 
  • Demonstra inquietude e geralmente se envolve em questões referentes aos colegas; 
  • Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo; 
  • Colabora na construção de regras; 
  • Interage com o grupo, ouvindo, respeitando e se posicionando; 
  • Tem um bom relacionamento com os colegas e mostra-se sempre pronto em ajudar; 
  • Reconhece as relações entre fala e escrita; 
  • Explora várias formas de linguagens e diferentes tipos de suporte textual para ampliação de informações; 
  • Ouve histórias e comentários valorizando impressões afetivas.