Projeto de Protagonismo na Escola

Sabemos também que o papel do educador nunca foi tão essencial como nos dias de hoje, quando a informação está à disposição de quem quiser, mas é preciso de um mediador para que o conhecimento seja melhor aproveitado. O professor precisa estar consciente de seu papel e de como inovar na sala de aula pode tornar o seu trabalho ainda mais prazeroso e deixar as aulas mais divertidas e interessantes para os seus alunos.
Confira algumas ideias para você começar o novo ano letivo inovando desde o primeiro dia. As ideias envolvem jogos, dispositivos móveis, redes sociais e outras estratégias que podem ser aplicadas em diferentes disciplinas e etapas de ensino. Confira a lista:
– Adote novas metodologias: Experimentar novas metodologias pode ser um bom caminho para quem pretende inovar. Deixe um pouco os livros e o caderno, a educação clássica do professor à frente da turma falando sem parar. Busque conhecimento onde os estudantes mais estão: nos computadores, nas redes sociais. É nesse ambiente confortável para eles que será ainda mais prazeroso ensinar.
– Explore novos espaços: O aprendizado não precisa ficar restrito ao ambiente da sala de aula. Explore o bairro onde a escola está localizada, faça saídas de campo, viagens de estudos. Mesmo uma aula ao ar livre já irá motivar seus alunos.
– Trabalhe com as redes sociais: A gente já falou aqui a importância de colocar as redes sociais dentro da sala de aula. O professor precisa aprender a usar esse ambiente virtual a seu favor. Use e abuse do Facebook, Instagram, YouTube, Whatsapp. Traga o dia a dia dos seus alunos para dentro da sala de aula.
– Use exemplos do dia a dia: É muito importante que os alunos consigam aplicar aquilo que aprendem em sala de aula. Por isso, usar exemplos do dia a dia pode ressignificar a aprendizagem.
– Aposte nos dispositivos móveis: Com dispositivos móveis é possível desenvolver projetos criativos e divertidos. É possível fazer projetos usando a câmera do celular, leitores de QR Code, aplicativos e muito mais.
– Transforme os alunos em autores: Projetos que incentivam o protagonismo dos alunos também trazem bons resultados. Que tal criar um jornal virtual onde os alunos contam as notícias da escola ou do bairro? Além é claro de criar um livro colaborativo com a ajuda de toda a turma.
– Invista no teatro e em filmes: O teatro e o cinema podem ser boas armas na hora de criar aulas criativas e inovadoras para os seus alunos. A gente já falou aqui no blog também maneiras de usar a Sétima Arte na sala de aula com sucesso. Leia mais aqui.
– Trabalhe questões sociais e de diversidade de forma criativa: Esse é um tema que é muito atual e faz parte da vida de todos nós. Mas como lidar com esses temas com crianças e adolescentes. Pela sua seriedade, esses assuntos precisam ser abordados com leveza e ludicidade por parte do educador. Uma boa dica é sempre fazer um paralelo entre a realidade e ficção.
– Promova a empatia: O melhor exercício para respeitar o próximo é sempre se colocar no lugar do outro. Esse exercício faz bem para os alunos e ajuda para que eles entendam melhor as diferenças entre as pessoas. Apresente as diferentes realidades da sala de aula, do bairro ou da cidade onde a escola está localizada.
 – Use jogos como aliados: Por fazerem parte do universo de crianças e jovens, os games podem ser utilizados facilmente como ferramenta de promoção da aprendizagem. A gente também já falou por aqui como os games podem ser seus aliados na sala de aula.

Pensando nisso, em uma oficina da iniciativa Criativos da Escola, professores de escolas da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Itaquera, zona leste de São Paulo/SP, levantaram 16 dicas de como compartilhar projetos. 
Confira abaixo, estas dicas sobre como compartilhar projetos de protagonismo infanto-juvenil:

1 – Escute as necessidades do grupo e descubra os principais pontos do projeto a serem compartilhados;
2 – Defina os públicos alvos;
3 – Construa um roteiro de trabalho e sistematize um cronograma dos encontros para estabelecer uma rotina de atividades;
4 – Selecione as ferramentas adequadas à divulgação: fotografias, vídeos, coleta de dados e pesquisas já realizadas, entrevistas, auto-avaliações, entre outros;
5 – Identifique os potenciais e o que cada pessoa mais gosta de fazer;
6 – Junte-se para trocar ideias e possibilidades de ações;
7 – Vivencie outras experiências, ampliando o repertório dos participantes e divulgue exemplos de trabalhos e ações positivas;
8 – Realize atividades interativas com o objetivo de sensibilizar os colegas e a comunidade escolar
9 – Valorize as “pequenas” ações e experiências, dando importância tanto aos acertos quanto aos erros;
10 – Use e abuse das linguagens artísticas: artes plásticas, fotografia, dança, música, teatro, cinema, etc;
11 – Crie novas redes e estabeleça parcerias com movimentos e organizações do poder público e da sociedade civil;
12 – Utilize uma pasta como portfólio dos encontros e das produções;
13 – Elabore materiais audiovisuais e faça cartazes instigantes para espalhar pela escola;
14 – Disponibilize os materiais produzidos para a comunidade escolar;
15 – Possibilite o engajamento dos alunos para que eles se reconheçam como multiplicadores do projeto para a comunidade escolar;
16 – Use as mídias sociais (blog, canal no YouTube, Instagram, Facebook, etc.).