Atribuições dos Professores

Os professores têm as seguintes atribuições:

I - participar da elaboração do Plano Escolar;
II - elaborar e executar a programação referente à regência de classe e atividade afins;
III - participar das decisões referentes ao agrupamento de alunos;
IV - realizar atividades relacionadas à coordenação pedagógica, atuando inclusive, como Professor Coordenador quando designado;
V - executar atividades de recuperação de alunos;
VI - colaborar no processo de orientação educacional, atuando inclusive, como Professor Conselheiro de Classe quando designado na forma deste Regimento;
VII - proceder à observação dos alunos identificando necessidades e carência de ordem social, psicológica, material ou de saúde que interferem na aprendizagem, encaminhando aos setores especialixados de assistência;
VIII - participar dos Conselhos de Série ou de Classe;
IX - participar do Conselho de Escola quando indicado na forma deste Regimento;
X - manter permanente contato com os pais dos alunos ou seus rsponsáveis, infromando-os e orientando-os sobre o desenvolvimento dos mesmos, e obtendo dados de interesse para o processo educativo;
XI - participar de atividades cívicas, culturais, e educativas da comunidade;
XII - participar da Associção de País e Mestres e outras instituições auxiliares da escola;
XIII - executar e manter atualizados os registros escolares e os relativos e suas atividades específicas e fornecer informações conforme as normas estabelecidas.

 Os Professores Conselheiros de Classe têm as seguintes atribuições:

I - coletar dados sobre o grupo de alunos sob sua responsabilidade, especialmente relacionados a interesses e sondagem de aptidões;
II -  identificar problemas ou carências individuais ou do grupo que exijam atenção especial por parte da Orientação Educacional;
III - aplicar instrumentos de observação de alunos;
IV - colaborar em atividades de aconselhamento vocacional e informação profissional de Orientação Educacional;
V - incentivar a participação de pais e alunos nas promoções da escola;
VI - assistir a classe nas suas reivindicações;




O professor responsável pelo laboratório ou outro ambiente especial tem as seguintes atribuições:

I - adequar a utilização dos recursos  de ensino ao desenvolvimento das propostas curriculares;
II - controlar a utilização do ambiente e dos equipamentos e instrumentas;
III - zelar pela manutenção e conservação de equipamentos e instrumentais;
IV - propor a aquisição ou reposição de materiais de consumo.



Os Conselhos de Série e de Classe têm as seguintes atribuições:

I - avaliar o rendimento  da classe e confrontar os resultados  de aprendizagem relativos aos diferentes componentes curriculares:
a) - analisando od padrões de avaliação utilizados;
b) - identificando os alunos de aproveitamento insuficiente;
c) - identificando as causas do aproveitamento insuficiente;
d) - coletando e utilizando informações sobre as necessidades, interesses e aptidões dos alunos;
e) -  elaborando a programação das atividades de recuperação, de aproveitamento e de compensação de ausências;
II - avaliar a conduta da classe:
a) -  confrontando o  relacionamento da classe com os diferentes professores;
b) -  identificando os alunos  de ajustamento insatisfatório à situação da classe e da escola;
c) - propondo medidas que visem ao melhor ajustamento do aluno;
III -  decidir sobre a promoção do aluno:
a) - determinando o conceito final nos casos de discrepância entre as menções finais e bimestrais emitidas pelo professor;
b) - determinando retenção ou acesso a estudos de recuperação, ao final do ano letivo, dos alunos cujas menções indiquem aproveitamento inferior ao mínimo exigido;
c) - julgando da oportunidade e conveniência de proporcionar ao aluno, no decorrer do ano letivo, atividades destinadas à compensação de ausência;
d) - homologando o conceito definitivo dos alunos submetidos a estudos de recuperação final;
e) - opinando sobre os recursos relativos à verificação do rendimento escolar interpostos por alunos ou seus responsáveis.